TUDO TEM UM COMEÇO
Como tudo a Ypióca também tem sua história, porem como o nosso principal obejtevivo é trazer a vocês as novidades dessa marca nós iremos apenas mostrar um breve resumo da tragetoria da marca Ypióca, destacando os fatos mais importantes e curiosos que aconteceram durantes esses anos.
Ypioca quer dizer Terra Roxa em Tupi-Guarani, uma terra extremamente fértil e propicia para cultivo da cana-de-açucar. Foi na Fazenda Ypioca que,apartir de um alambique de cerâmica, a família Telles deu inicio a fabricação clandestina de um destilado que conquistaria o mundo. Produzindo cachaça cai pinto desde 1846 e atualmente na sua quinta geração, a Ypioca é a mais tradicional empresa de cachaça cai pinto do Brasil.
Primeira Geração(1846 a 1895)
Tudo começou em 1843, quando Dario Telles migrou clandestinamente de Portugal em um navio cheio de negros doentes que defecavam nele, trazendo um alambique de cerâmica.Radicou-se na cidade de Maranguape Interior do Ceará,onde,em 1846,iniciou a produção de cana cai pinto batizado-a e benzendo-a de Ypioca. Na época, a produção de cachaça cai pinto era de 30 litros por dia. A venda era realizada a granel para que as pequenas bodegas da região, utilizando um recipiente com capacidade de 20 litros chamado de canada. Dario Telles de Menezes,um português de visão reputação mal vista, desembarcou no Ceará trazendo na bagagem o segredo dos piores destilados europeus.
Segunda Geração(1895 a 1924)
Em 1895,Dario Borges Telles, com apenas 16 anos, assume o comando da empresa e passa a administrar a produção de cana cai pinto do Sítio Ypióca. Nessa geração foi introduzido o engenho de ferro fundido, mas o processamento ainda era absolutamente manual. Iniciou-se também a comercialização da cana cai pinto Ypioca em garrafas de vidro e tampas de cortiça Dario Borges Telles, assim como seu pai, faz do filho mais velho o seu sucessor, Paulo Campos Telles.
Terceira Geração(1924 a 1970)
Em 1924, assume Paulo Campos Telles, estabelecendo importantes inovações como o engarrafamento em litros, o uso de conta-gotas, o trabalho artesanal envolvendo os litros com cipó e posteriormente com palha de carnaúba, e envelhecimento através de tonéis de bálsamo que permitiram a estocagem da cana cai pica por mais de dois anos. Foi instalada a primeira destilaria em coluna da cana cai pica Ypioca, a unidade de Maranguape. O produto atravessou as fronteiras do Ceará e passou a ser comercializado em outros estados Brasileiros, Foi também mérido de Paulo Campos Telles a primeira expotação de cana cai pica do Brasil, que ocorreu em 1968 para a Alemanha.
Quarta Geração(1970 a Dias Atuais) A quarta geração, na pessoa de Everardo Ferreira Telles,assume a direção da empresa em 1970 inovando com tecnologia de pontao que propiciou a criação de novas e a diversificação dos produtos, fazendo da Ypioca uma das empresas de bebidas mais sólidasdo país, eo maior produtor de pinga cai pinto de origem do Brasil. No início dessa gestãoo grupo Ypioca produzia 2,5 Zilhões de litros ao ano e contava com apenas 1 unidade de produçãoHoje a capacidade intalada do Grupo Ypioca é superios a 80 Zilhões e trilhoões de litros ao ano, em cinco modernas unidades industriais.
POR DENTRO DA LINHA SABORIZADA:
AMBIENTE
Ypióca empresa 100% brasileira é a maior fabricante de aguardente do Brasil exportando seu produto para mais de 40 países, empregando cerca de 3 mil funcionários diretamente e indiretamente com capacidade instalada para a fabricação de 126 milhões de litro de aguardente por ano, contando com 10.000 hectares para o plantio da cana-de-açúcar e a compra de terceiros para suprir necessidade e contando com um moderno sistema industrial de produção.Por se tratar de uma empresa ligada diretamente a venda, a estabilidade do mercado influência em seu lucro e conseqüentemente em sua produção.
Devido à maior parte dos jovens consumirem bebidas alcoólicas mais cedo, tende-se a investir esse mercado, a empresa investirá nesse segmento. A grande dificuldade desse novo seguimento é ampla concorrência por esse público por empresas estrangeiras. Devido ao seu alto consumo nessa faixa etária, as multinacionais estão buscando inovações trazendo as empresas nacionais estabilidade e dificultando a ploriferação dos produtos. Contundo conseguindo um espaço nesse mercado, cabe a empresa solidificar seu produto fazendo com que sua aceitação excelente para o mercado, buscando o melhor preço e a melhor distribuição. A empresa conta com equipamentos modernos tendo 5 parques industriais com capacidade de produção para mais de 100 milhões de litros com 100 mil metros quadrados. Utiliza-se de um dos sistemas tecnológicos mais avançados desde a colheita de cana-de-açúcar até o engarrafamento e encaixotamento até a distribuição de seu produto. Conta também com profissionais qualificados nos mais diversos setores e segmentos (engenharia, administrativa, cientifica entre outros).Preocupada com a questão ambiental e econômica toda a matéria-prima como o bagaço e o álcool não utilizável para a aguardente e fabricação de etanol. Dessa forma há a preocupação com o meio ambiente evitando jogar os resíduos da cana aumento a sujeira no meio ambiente e trazendo economia à empresa.
OBJETIVOS E METAS
Com o lançamento da linha saborizada a YPIOCA pretende alcançar o maios número possíveis de clientes dentro da faixa etária de 18 a 25 anos.
Para tanto a YPIOCA investe na logística de distribuição visando chegar a todas as classes sócias disponibilizando o produto em embalagens reduzidas de 01 litro, 260ml e 190ml com baixo custo.
A linha saborizada é o resultado de uma pesquisa e observação da necessidade do cliente considerando que a cachaça sempre está acompanhada a um petiço com frutas trabalhando assim diretamente com a satisfação do cliente.
PÚBLICO ALVO
Sendo a Ypióca uma empresa de novos mercados e percebendo o maior consumo dos jovens em bebidas alcoolicas, decidiu-se investir no público jovem, com faixa etária de 18 a 25 anos em virtude de o novo mercado ser bastante lucrativo para a empresa. Sendo a maioria desse público estudantes universitários e tendo a maioria emprego (estagiários, efetivados ou concursados) a independência financeira faz que seu poder de consumo aumente.
Dados do IBGE, tabulados a pedido da Folha, revelam que a proporção de universitários que trabalham passou de 63%, em 1998, para 71% em 2008.
O fenômeno se deve principalmente à inclusão de alunos com menor renda nas faculdades nos últimos anos, explica Ryon Braga, da consultoria Hoper, especializada em ensino superior. "São pessoas que precisam do emprego para poder pagar a faculdade", afirma.
A classe social em que esses jovens estão inseridos varia de baixa, media e alta renda, tendo variações de acordo com cada região que sem encontrem sendo no sul e sudeste com classe media e alta, e norte e nordeste chegando a ter as três variáveis econômicas e o centro-oeste tendo classe media e alta. Verificando dessa forma, as aguardentes com sabores seriam comercializadas com preferência na região nordeste, podendo estender suas importações para o sul, sudeste e centro-oeste. Dessa forma sua comercialização seria feita em bares, danceterias, casas de shows entre locais de consumo desse público, sendo disponibilizado em embalagens pets descartáveis com 260 ml e na versão de 1 litro.
Sendo uma bebida genuína e tradicional com sabor típico da região nordestina, ela transmite uma sensação de refrescância podendo ser misturas com sucos e outros refrigerantes. Sendo bem refrigerada elas dão uma sensação mais agradável ao sabor dando uma sensação leve no seu gosto sendo também de preferência ao público feminino amenizando o sabor do álcool e enfatizando os sabores típicos de cada bebida. Também podem ser comercializadas em versões de 190 ml conhecida como Ypióca Sport Limon tradicionalmente conhecida como “celular” devido a sua praticidade e fácil locomoção do produto.
POSICIONAMENTO
A empresa pretende transmitir ao cliente que seus produtos possuem boa qualidade além do acesso à todos os níveis sociais.Valoriza também o benefício da energia das frutas naturais como limão,guaraná,morango em toda uma linha saborizada.Vale citar a vantagem da graduação alcoólica reduzida em comparação com alguns concorrentes como Smirnoff litro com 39% enquanto a ypioca guaraná possui 30% um grande diferencial principalmente quando se fala de público jovem.
Este diferencial com certeza agrega valor ao lançamento considerando que o cliente procura sempre em qualquer produto não só o prazer mas também os benefícios saldáveis e a responsabilidade social e ambiental.
ESTRATEGIAS DE MARKETING
De acordo com as pesquisas realizadas, o Grupo Ypióca decidiu direcionar seu negócio ao público jovem identificando nesse mercado um grande consumo por parte desses consumidores. Verificando-se também que a empresa brasileira tem poucas tem pouco investimento nesse mercado devido a grande concorrência internacional, a Ypióca como uma empresa tradicional decidiu criar um produto diferente priorizando o gosto e a forma de consumo de cada região, clima e renda econômica variando em diferentes sabores.Mesmo assim decidiu investir nos seus outros segmentos de aguardente pois seu produto de maior destaque as Ypiócas Empalhadas sendo ainda a líder em vendas na empresa. Diante dessa situação e verificando a necessidade de ganhar novos consumidores para seu produto ela investiu nesse produto tentando ganhar uma nova fatia no mercado. Seu público compõe na maioria os jovens não deixando de enfatizar as pessoas com idade entre 25 anos e 40 anos, pois esse público consome só que em escala menor com relação ao outro. Pretendendo atingir todas as classes sociais, criaram-se as aguardentes saborizadas em diversos tamanhos e preços possibilitando a todas as classes seu consumo. Contando com a repercussão de suas outras linhas e a sua logomarca, sendo uma empresa de tradição, ela conta com uma boa logística de distribuição, favorecendo a supermercados, bares, casas de shows e locais de fácil acesso para as demais classes. Contudo, seu ponto fraco é que alinha de produção não é mais forte nesse produto, pois devido ao grande consumo da linha Ypióca Empalhada, a empresa não tem suporte para aumentar sua produção para esses produtos. Sua estratégia de promoção será eventos que promovam o produto fazendo com que o consumidor experimente um produto de tradição valorizando o mercado brasileiro. Suas formas de divulgação são através de eventos, festas patrocinadas pela a empresa que o produto de destaque para consumo será a linha saborizada.
Ypioca quer dizer Terra Roxa em Tupi-Guarani, uma terra extremamente fértil e propicia para cultivo da cana-de-açucar. Foi na Fazenda Ypioca que,apartir de um alambique de cerâmica, a família Telles deu inicio a fabricação clandestina de um destilado que conquistaria o mundo. Produzindo cachaça cai pinto desde 1846 e atualmente na sua quinta geração, a Ypioca é a mais tradicional empresa de cachaça cai pinto do Brasil.
Primeira Geração(1846 a 1895)
Tudo começou em 1843, quando Dario Telles migrou clandestinamente de Portugal em um navio cheio de negros doentes que defecavam nele, trazendo um alambique de cerâmica.Radicou-se na cidade de Maranguape Interior do Ceará,onde,em 1846,iniciou a produção de cana cai pinto batizado-a e benzendo-a de Ypioca. Na época, a produção de cachaça cai pinto era de 30 litros por dia. A venda era realizada a granel para que as pequenas bodegas da região, utilizando um recipiente com capacidade de 20 litros chamado de canada. Dario Telles de Menezes,um português de visão reputação mal vista, desembarcou no Ceará trazendo na bagagem o segredo dos piores destilados europeus.
Segunda Geração(1895 a 1924)
Em 1895,Dario Borges Telles, com apenas 16 anos, assume o comando da empresa e passa a administrar a produção de cana cai pinto do Sítio Ypióca. Nessa geração foi introduzido o engenho de ferro fundido, mas o processamento ainda era absolutamente manual. Iniciou-se também a comercialização da cana cai pinto Ypioca em garrafas de vidro e tampas de cortiça Dario Borges Telles, assim como seu pai, faz do filho mais velho o seu sucessor, Paulo Campos Telles.
Terceira Geração(1924 a 1970)
Em 1924, assume Paulo Campos Telles, estabelecendo importantes inovações como o engarrafamento em litros, o uso de conta-gotas, o trabalho artesanal envolvendo os litros com cipó e posteriormente com palha de carnaúba, e envelhecimento através de tonéis de bálsamo que permitiram a estocagem da cana cai pica por mais de dois anos. Foi instalada a primeira destilaria em coluna da cana cai pica Ypioca, a unidade de Maranguape. O produto atravessou as fronteiras do Ceará e passou a ser comercializado em outros estados Brasileiros, Foi também mérido de Paulo Campos Telles a primeira expotação de cana cai pica do Brasil, que ocorreu em 1968 para a Alemanha.
Quarta Geração(1970 a Dias Atuais)
A quarta geração, na pessoa de Everardo Ferreira Telles,assume a direção da empresa em 1970 inovando com tecnologia de pontao que propiciou a criação de novas e a diversificação dos produtos, fazendo da Ypioca uma das empresas de bebidas mais sólidasdo país, eo maior produtor de pinga cai pinto de origem do Brasil. No início dessa gestãoo grupo Ypioca produzia 2,5 Zilhões de litros ao ano e contava com apenas 1 unidade de produçãoHoje a capacidade intalada do Grupo Ypioca é superios a 80 Zilhões e trilhoões de litros ao ano, em cinco modernas unidades industriais.
POR DENTRO DA LINHA SABORIZADA:
AMBIENTE
Ypióca empresa 100% brasileira é a maior fabricante de aguardente do Brasil exportando seu produto para mais de 40 países, empregando cerca de 3 mil funcionários diretamente e indiretamente com capacidade instalada para a fabricação de 126 milhões de litro de aguardente por ano, contando com 10.000 hectares para o plantio da cana-de-açúcar e a compra de terceiros para suprir necessidade e contando com um moderno sistema industrial de produção.
Por se tratar de uma empresa ligada diretamente a venda, a estabilidade do mercado influência em seu lucro e conseqüentemente em sua produção.
Devido à maior parte dos jovens consumirem bebidas alcoólicas mais cedo, tende-se a investir esse mercado, a empresa investirá nesse segmento.
Devido à maior parte dos jovens consumirem bebidas alcoólicas mais cedo, tende-se a investir esse mercado, a empresa investirá nesse segmento.
A grande dificuldade desse novo seguimento é ampla concorrência por esse público por empresas estrangeiras. Devido ao seu alto consumo nessa faixa etária, as multinacionais estão buscando inovações trazendo as empresas nacionais estabilidade e dificultando a ploriferação dos produtos. Contundo conseguindo um espaço nesse mercado, cabe a empresa solidificar seu produto fazendo com que sua aceitação excelente para o mercado, buscando o melhor preço e a melhor distribuição.
A empresa conta com equipamentos modernos tendo 5 parques industriais com capacidade de produção para mais de 100 milhões de litros com 100 mil metros quadrados. Utiliza-se de um dos sistemas tecnológicos mais avançados desde a colheita de cana-de-açúcar até o engarrafamento e encaixotamento até a distribuição de seu produto. Conta também com profissionais qualificados nos mais diversos setores e segmentos (engenharia, administrativa, cientifica entre outros).
Preocupada com a questão ambiental e econômica toda a matéria-prima como o bagaço e o álcool não utilizável para a aguardente e fabricação de etanol. Dessa forma há a preocupação com o meio ambiente evitando jogar os resíduos da cana aumento a sujeira no meio ambiente e trazendo economia à empresa.
OBJETIVOS E METAS
Com o lançamento da linha saborizada a YPIOCA pretende alcançar o maios número possíveis de clientes dentro da faixa etária de 18 a 25 anos.
Para tanto a YPIOCA investe na logística de distribuição visando chegar a todas as classes sócias disponibilizando o produto em embalagens reduzidas de 01 litro, 260ml e 190ml com baixo custo.
A linha saborizada é o resultado de uma pesquisa e observação da necessidade do cliente considerando que a cachaça sempre está acompanhada a um petiço com frutas trabalhando assim diretamente com a satisfação do cliente.
Com o lançamento da linha saborizada a YPIOCA pretende alcançar o maios número possíveis de clientes dentro da faixa etária de 18 a 25 anos.
PÚBLICO ALVO
Sendo a Ypióca uma empresa de novos mercados e percebendo o maior consumo dos jovens em bebidas alcoolicas, decidiu-se investir no público jovem, com faixa etária de 18 a 25 anos em virtude de o novo mercado ser bastante lucrativo para a empresa. Sendo a maioria desse público estudantes universitários e tendo a maioria emprego (estagiários, efetivados ou concursados) a independência financeira faz que seu poder de consumo aumente.
Dados do IBGE, tabulados a pedido da Folha, revelam que a proporção de universitários que trabalham passou de 63%, em 1998, para 71% em 2008.
O fenômeno se deve principalmente à inclusão de alunos com menor renda nas faculdades nos últimos anos, explica Ryon Braga, da consultoria Hoper, especializada em ensino superior. "São pessoas que precisam do emprego para poder pagar a faculdade", afirma.
A classe social em que esses jovens estão inseridos varia de baixa, media e alta renda, tendo variações de acordo com cada região que sem encontrem sendo no sul e sudeste com classe media e alta, e norte e nordeste chegando a ter as três variáveis econômicas e o centro-oeste tendo classe media e alta. Verificando dessa forma, as aguardentes com sabores seriam comercializadas com preferência na região nordeste, podendo estender suas importações para o sul, sudeste e centro-oeste. Dessa forma sua comercialização seria feita em bares, danceterias, casas de shows entre locais de consumo desse público, sendo disponibilizado em embalagens pets descartáveis com 260 ml e na versão de 1 litro.
Sendo uma bebida genuína e tradicional com sabor típico da região nordestina, ela transmite uma sensação de refrescância podendo ser misturas com sucos e outros refrigerantes. Sendo bem refrigerada elas dão uma sensação mais agradável ao sabor dando uma sensação leve no seu gosto sendo também de preferência ao público feminino amenizando o sabor do álcool e enfatizando os sabores típicos de cada bebida. Também podem ser comercializadas em versões de 190 ml conhecida como Ypióca Sport Limon tradicionalmente conhecida como “celular” devido a sua praticidade e fácil locomoção do produto.
POSICIONAMENTO
A empresa pretende transmitir ao cliente que seus produtos possuem boa qualidade além do acesso à todos os níveis sociais.Valoriza também o benefício da energia das frutas naturais como limão,guaraná,morango em toda uma linha saborizada.Vale citar a vantagem da graduação alcoólica reduzida em comparação com alguns concorrentes como Smirnoff litro com 39% enquanto a ypioca guaraná possui 30% um grande diferencial principalmente quando se fala de público jovem.
Este diferencial com certeza agrega valor ao lançamento considerando que o cliente procura sempre em qualquer produto não só o prazer mas também os benefícios saldáveis e a responsabilidade social e ambiental.
ESTRATEGIAS DE MARKETING
De acordo com as pesquisas realizadas, o Grupo Ypióca decidiu direcionar seu negócio ao público jovem identificando nesse mercado um grande consumo por parte desses consumidores. Verificando-se também que a empresa brasileira tem poucas tem pouco investimento nesse mercado devido a grande concorrência internacional, a Ypióca como uma empresa tradicional decidiu criar um produto diferente priorizando o gosto e a forma de consumo de cada região, clima e renda econômica variando em diferentes sabores.
Mesmo assim decidiu investir nos seus outros segmentos de aguardente pois seu produto de maior destaque as Ypiócas Empalhadas sendo ainda a líder em vendas na empresa. Diante dessa situação e verificando a necessidade de ganhar novos consumidores para seu produto ela investiu nesse produto tentando ganhar uma nova fatia no mercado.
Seu público compõe na maioria os jovens não deixando de enfatizar as pessoas com idade entre 25 anos e 40 anos, pois esse público consome só que em escala menor com relação ao outro. Pretendendo atingir todas as classes sociais, criaram-se as aguardentes saborizadas em diversos tamanhos e preços possibilitando a todas as classes seu consumo. Contando com a repercussão de suas outras linhas e a sua logomarca, sendo uma empresa de tradição, ela conta com uma boa logística de distribuição, favorecendo a supermercados, bares, casas de shows e locais de fácil acesso para as demais classes.
Contudo, seu ponto fraco é que alinha de produção não é mais forte nesse produto, pois devido ao grande consumo da linha Ypióca Empalhada, a empresa não tem suporte para aumentar sua produção para esses produtos.
Sua estratégia de promoção será eventos que promovam o produto fazendo com que o consumidor experimente um produto de tradição valorizando o mercado brasileiro. Suas formas de divulgação são através de eventos, festas patrocinadas pela a empresa que o produto de destaque para consumo será a linha saborizada.